As propriedades do ouro e suas características

As propriedades do ouro e suas características

O ouro é um elemento importante para o Brasil desde o início da colonização portuguesa, em meados do século XVI. O metal de coloração dourada foi uma das principais riquezas exploradas e levadas do continente para a Europa. Neste artigo, vamos contar quais são as propriedades do ouro e quais características tornam o elemento tão importante. 

O metal nobre é utilizado na fabricação de joias, em transações comerciais e financeiras, bem como na produção de componentes tecnológicos para a fabricação de eletrônicos. A utilidade do ouro na indústria é muito difundida em razão das características resistentes dele, que vamos contar a seguir. 

Propriedades do ouro

O ouro é um metal de aspecto brilhante, resistente à corrosão e maleável. A cor do elemento foi uma das características do ouro, que contribuiu para que ele se tornasse um dos mais cobiçados ao longo da história da humanidade, bem como o caráter anticorrosivo dele. 

A resistência à corrosão torna o ouro um metal praticamente imutável, já que sua inatividade química permite que a aparência do metal permaneça estável por longos períodos, com poucas alterações. 

Apesar de resistente à corrosão, o ouro pode ser oxidado com uma mistura de ácidos nítrico e clorídrico ou por halogênios, como o tricloreto de ouro e o ácido cloroáurico, que são os dois dos compostos mais comuns.

No entanto, em razão dessa resistência, as joias milenares e outros artefatos históricos que não são expostas a esses materiais mantém-se conservadas com características muito semelhantes a do período de fabricação, ainda que tenham sido produzidas há muito tempo, como a máscara do faraó Tutancâmon, datada de 1323 a.c.

O ouro é um elemento químico classificado como metal de transição, ele é identificado pelo símbolo Au na tabela periódica e tem o número atômico (Z) 79. A massa molar do metal é de 197g/mol e a eletronegatividade é de 2,54 na escala de Pauling.

Características do ouro

O ouro, assim como outros metais existentes no nosso planeta, está disperso ao redor do mundo. A importância do elemento está relacionada ao modo como as relações comerciais foram estabelecidas na nossa sociedade.

O metal, em estado bruto, tem uma tonalidade dourada, é resistente à corrosão e precisa de outros ser misturado a outros elementos para a produção de joias e objetos, em razão da maleabilidade do elemento. 

O ouro é encontrado normalmente em estado bruto. As pepitas podem ser encontradas em rochas, com outros metais, ou em minas em rios, como em Ouro Preto, cidade mineira importante na extração desse metal.

Em temperatura ambiente, o ouro é encontrado no estado sólido e tem ponto de fusão de 1064ºC. A dureza do metal é considerada baixa, na escala de Mohs, e por isso ele é endurecido em ligas formadas com outros metais, principalmente o cobre e a prata.

Na natureza e puro, o ouro é um metal de cor amarela, brilhante, denso, maleável e moldável, em comparação aos outros elementos. O metal reage somente com o cloro e o bromo, ou seja, ele permanece estável em contato com os outros elementos. 

Para se ter uma ideia da maleabilidade do ouro, com um grama de ouro, é possível fabricar em torno de 3 quilômetros de fio. O ouro apresenta uma boa condutividade elétrica, além da resistência à corrosão.

O ouro tem alto valor comercial porque é encontrado em baixas concentrações na natureza. A extração do metal é difícil e cara, já que, geralmente, a cada 200 mil toneladas de metais extraídos, apenas um quilo desse montante é ouro.

Quilates

O termo quilate está relacionado à pureza de uma liga de ouro, que geralmente é composta pelo metal, pela prata e pelo cobre. A medida existe porque o ouro é considerado um metal mole para ser utilizado sozinho. Desse modo, é necessária a comercialização em ligas. 

Para ser determinado, deve-se dividir a classificação em quilates por 24 (que se refere ao ouro puro) e multiplicar por 100. Então se você tiver um brinco que pesa 10g e ele foi vendido para você como 12 quilates, isso significa que 50% da sua massa é Ouro.

Compro Ouro BH

Agora que você conhece as propriedades do ouro e suas características, pode compreender as razões que tornam esse metal tão valioso. No entanto, cada peça pode ter quantidades diferentes do elemento e precisam ser avaliadas pessoalmente, devido às diferentes ligas utilizadas na fabricação das peças.

Se precisar vender joias que não usa mais, Compro Ouro BH é o local certo. Os profissionais são especialistas na avaliação das peças, com valor justo e um local seguro. Para examinar as suas joias, basta entrar em contato com a empresa nos canais disponíveis neste link e fazer uma grana extra.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também