O ouro é um dos materiais mais valorizados na sociedade. A coloração dourada e as propriedades físico-químicas do elemento contribuem para o status dele em relação aos outros metais. Neste artigo, vamos contar três curiosidades sobre o ouro.
O metal e as ligas compostas por ele são as mais tradicionais na fabricação de joias e artigos de valor. No entanto, ele também é empregado para outros fins. Leia o post para descobrir algumas curiosidades sobre o ouro e porque o elemento deve ser utilizado com cuidado.
Curiosidade 1: o ouro na alimentação
Uma das utilizações mais curiosas do metal é na alimentação. As folhas compostas pelo ouro 24k, considerado o mais puro, podem ser encontradas em sobremesas e envolvendo peças de carne, em restaurantes badalados e luxuosos ao redor do planeta.
As carnes do restaurante Nurs-Et, cobertas com as folhas do metal, chegam a custar R$9 mil, nas unidades do estabelecimento do chef Nusret Gokçe, conhecido como Salt Bae, ao redor do planeta.
O elemento também é encontrado em cafés no Hotel Burj Al Arab, em Dubai. O estabelecimento sete estrelas serve a bebida decorada com as folhas de metal, por aproximadamente R$250.
As folhas de ouro não alteram o sabor dos alimentos e, desde que consumida em pequenas porções, não causa danos à saúde. Já que é utilizado o ouro puro, sem ligas compostas com outros metais.
Curiosidade 2: ouro de diferentes cores
As joias em ouro podem ter diferentes cores, além dos conhecidos ouros branco e rosé. A tonalidade do elemento muda em razão das ligas em que o metal é encontrado, já que as peças não são produzidas exclusivamente com o elemento.
Inclusive o ouro amarelo tem diferentes tonalidades, que variam dos mais pálidos aos mais vibrantes. O metal pode apresentar outras colorações de acordo com as ligas utilizadas na fabricação das joias e de outros produtos.
O ouro amarelo é composto pelo ouro 24k, cobre e prata, enquanto o branco é feito com o metal bruto, a prata e o paládio. Já a tonalidade rosé é fabricada com o elemento natural, cobre e prata.
Além disso, há outras duas cores, menos usuais: o vermelho é formado de ouro 24k e cobre, já o verde é composto do metal bruto e a prata. As ligas têm, pelo menos, 75% do elemento, para que a peça seja considerada de 18k.
Curiosidade 3: Será que o ouro pode acabar?
Assim como outros metais, as jazidas de ouro são finitas. Ou seja, os recursos têm uma determinada quantidade e são extintos quando acaba a disponibilidade. As empresas do setor fazem tal estimativa, de duas maneiras.
A primeira delas é conhecida como reserva mineral, que é a quantidade de ouro viável para ser extraída. As jazidas já são conhecidas e os estudos atestam que a venda do produto é economicamente viável.
A outra estimativa é chamada de recursos minerais. Os locais de extração desse metal ainda não são conhecidos e estudos são realizados em áreas “suspeitas” para encontrar novas jazidas. O custo desse ouro é mais elevado, em razão das pesquisas realizadas para encontrar o metal.
Os estudos não precisam com exatidão a quantidade de outro restante no mundo. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o estoque subterrâneo de reservas do metal é estimado em 50 mil toneladas, em todo o planeta.
Para chegar nesse número, o órgão estimou que mais de 190 mil toneladas de ouro foram exploradas. As estimativas variam e os números variam de acordo com tecnologias utilizadas nesses estudos.
A bacia de Witwatersrand, localizada na África do Sul, foi uma das principais regiões exploradas, já que as estimativas apontam que aproximadamente 30% de todo o ouro extraído no planeta foi retirado da região.
Compro Ouro BH
O brilho e a cor do ouro, assim como a resistência do metal e a disponibilidade limitada dele na natureza, são os principais fatores do alto valor de mercado do elemento. Por causa dessas características, você pode reaproveitar suas peças de ouro que estão paradas no cofre, para fazer aquela viagem desejada ou para investir o valor em outra fonte e para que o metal seja empregado em outros fins.
A Compro Ouro BH pode te ajudar nisso, com profissionais treinados para avaliar as peças, elas podem ser vendidas com discrição, por um valor justo e em um local seguro. Para descobrir o valor das suas joias ou saber mais sobre o processo, basta entrar em contato com os canais disponíveis neste link.